4e Review- D4 Dark Dreams Don't Die (Exclusivo para Xbox One)

Fala galera aqui é o Daugust e aqui é a nova coluna do blog e canal.

Muitos devem ter ouvido falar de D4: Dark Dreams Don't Die.

E não, esse jogo não possui nenhum tipo de relação com o suvivor horror "D".


É um Jogo em episódios produzido pela Access Games em parceria a Microsoft Studios, e dirigido pelo Swery65, anunciado na conferência de imprensa da Microsoft na E3 de 2013 e sua 1ª temporada lançada dia 19 de setembro de 2014 exclusivamente para Xbox ONE.



Você na história assume o papel de David Young, Um ex-detetive da secção de narcóticos do Departamento de Polícia de Boston que teve sua vida destroçada após certo a morte de sua esposa durante sua investigação sobre uma droga chamada "Real Blood".

Após certos acontecimentos (que não serão citados pois serão spoilers) ele ganha a habilidade de saltar no tempo, utilizando os "mementos" (ou lembranças traduzindo ao pé da letra),os "mementos" são objetos que tem a capacidade de criar uma ponte entre ambas as datas onde permitindo ele saltar no tempo, e com isso tentar encontrar o assassino de sua esposa e assim evitar a morte dela.

O jogo é bastante esquisito, devido ao desenrolar de seu enredo e aos seus personagens altamente excêntricos e carismáticos.

Na trama principal você tem uma média de 10 personagens fortemente envolvidos. O complicado é apresentar os personagens sem dar spoilers da história, por isso ficará um perfil básico de cada um.

PERSONAGENS

DAVID YOUNG (protagonista)

Clique na imagem para expandir
Um ex-agente da BPD (Boston Police Departament), que após a morte de sua esposa, ele larga seu trabalho e um vira detetive particular, para poder procurar pistas sobre o assassino de sua esposa contando com a ajuda de seu amigo Forrest Kaysen um detetive da BPD que está ajudando David a encontrar pistas que levem ao assassino.

David é um amante de Tequila e o único até o momento a capacidade de voltar no tempo. Ele é obcecado no caso em que está investigando e vive tendo constantemente alucinações como pode-se dizer de sua finada esposa "Little" Peggy Young. Atualmente vive em sua casa com Amanda (da qual entrarei em detalhes mais tarde.).

Clique na imagem para expandir.
"Little" PEGGY YOUNG

Esposa de David. Ela possui cabelos loiros e olhos azuis com 2 pintas um baixo de seu olho esquerdo, vive aparecendo nas alucinações de David o encorajando ou revelando fatos de seu passado.

FORREST KAYSEN

Clique na imagem para expandir.
EXTREMAMENTE GORDO, e ex-parceiro de David na divisão de varcóticos, e que ajuda o em sua investigação, revelando fatos sobre acontecimentos que estejam ligados ao incidente com a Peggy, e fornecendo os provas das quais algumas são "mementos". David e Kaysen possuem uma relação de amizade muito forte e perceptível.

Keysen é um personagem das obras de Swery65 que sempre faz alguma aparição em seus jogos.


Clique na imagem para expandir.
AMANDA

Uma garota misteriosa que vive com o David, ela  não fala e literalmente só mia, não é revelado praticamente nada sobre ela ao longo da jogatina, mas percebe-se que ela tem relação com as gatas brancas onde você compra mais HP, "visão" e estamina.


OLIVIA JONES
Clique na imagem para expandir.

Uma aeromoça que você conhece no início do Episódio 1, (levando em conta que a 1 temporada está dividia em Prólogo, Episódio 1 e Episódio 2), ela tem uma aparência extremamente semelhante a da
Peggy.

DEREK CUCHANAN

Um Agente do Governo americano que está responsável de vigiar o traficante "Rabbit" para que ele não tente escapar do voo.

"RABBIT"

Seu nome verdadeiro é Antonio Zapatero, um traficante da droga "Real Blood" que está sendo escoltado por Derek, ele é um psicopata, e um dos suspeitos de David apesar de seu nome não possuir um D.

DUNCAN

Um estilista que não bate bem da cabeça, ele anda com um manequim e haje como se esse manequim fosse alguém real.

PHILIP CHENEY

Atendente de voo, e aparentemente usuário de alguma substancia de autocontrole.

ROLAND WALKEN

Roland Walken, como Amanda ele é um personagem misterioso e com praticamente nenhuma informação sobre quem ele é revelada até o momento. mas com um papel de extrema importância no enredo e ajuda David durante as missões trazendo memórias perdidas de volta.

JOGABILIDADE

Seu estilo de gameplay permite ser jogado tanto no controle como no Kinect (seu diferencial), em ambos os modos a jogabilidade é muito boa e fluida porém para as cenas de ação Kinect acerta trazendo uma jogabilidade em estilo de quick time events, divertida, imersiva e extremamente precisa, onde nelas cada erro o personagem perde um ponto de HP (ao todo são 10), e assim continua.

Vale ressaltar que o jogo mesmo com o Kinect, ele foi feito para se jogar sentado.

O jogo possui bastante diálogos, alguns muito bons  outros informativos, um destaque para a barra de sincronização que em certas partes você geralmente tem 3 opções, onde uma tem 100% de sincronia com a linha de diálogo do personagem, e outras com porcentagens mais baixas.

Clique na imagem para expandir.
Essa barra de sincronização também se aplica as cenas com ação onde quanto mais rápida e precisa for sua reação melhor será sua sincronização, é basicamente.

Uma coisa interessante adicionada foi a barra de estamina, onde toda interação com cenário ou personagens você gasta um pouco para fazer cada pergunta, caso chegue a 0, você tem a opção de continuar do 0 ou pagar 1000 créditos para reencher sua estamina, esses créditos são adquiridos a cada ação, pergunta ou minigames que você faca durante as investigações, ou para evitar uma queda muito grande da estamina, o cenário é cheio de item que recuperam a visão e a estamina até certo ponto.

GRÁFICOS

No quesito gráficos o jogo utiliza a técnica de cellshadind para dar um visual mais parecido com uma hq, embora não seja o gráfico mais bonitos de todos ele é muito bom, e funciona bem no caso do jogo. o que complica é o fato de que a movimentação do personagem pelo cenário é extremamente
limitada, onde você se move entre determinadas regiões já marcadas e  de interação o cenário possui poucas coisas.

Outro ponto negativo, fora falta de elementos no cenário, é a pouca variedade, onde você vai passar quase que os episódios 1 e 2 dentro do mesmo avião. literalmente só possui 5 cenários diferentes, a sua casa, o avião, um parque coberto de neve, o mesmo parque sem neve (esse em específico aparece somente em cutscenes),
e no interior do avião.

TRILHA SONORA

A trilha sonora é incrível , cada musica consegue se mesclar com a cena em questão ou com a personalidade de personagem.

Destaco a música dos créditos de encerramento, que é muito boa.

CONLUSÃO

A duração do jogo também não é muito longa, de primeira jogatina, você deve concluir a história de todos os 3 episódios juntos com uma média de 5 horas a 5 horas e meia, mas para um jogo que está a 30 reais em sua versão digital na LIVE, está com um preço justo e bem acessível.

Não analisarei o fator replay pois esse vai variar de pessoa para pessoa.

Se eu fosse dar uma nota para esse jogo seria 8.5 de 10, por apresentar uma boa história, personagens carismáticos, gráficos muito bons para seu estilo, jogabilidade apesar de  limitada, muito precisa em relação ao reconhecimento dos movimentos pelo kinect do Xbox One e sua trilha sonora muito bem escolhida.

Se você é um dos que curtem Jogos em Episódios como The Walking Dead, The Wolf Among Us, você possivelmente irá gostar bastante de D4 e de sua proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário